laranja
Deixe um comentário

não vou falar mal da abertura da COPA, mas sim da mídia e da PM | O povo brasileiro é bom, mas tem gente que não sabe disso!

Pois bem não vou falar mal da abertura da Copa do mundo, mas vou falar mal da imprensa e da PM. Saí de casa as 11:30 para ir a Praça 7. Fui abordada e tive minha bolsa revistada 2 vezes. Quem conhece o caminho, sabe o quão curto ele é. Enfim cheguei na Praça, fiquei com no movimento até a Praça da Liberdade, passamos pela porta do Othom Palace, abrimos nossas bandeiras os turistas tiraram fotos e fomos embora, rumo a prefeitura depois a praça da LIBERDADE (saca liberdade). Pois bem até aqui foram mais de 4 horas de manifestação, muita música, muitas palavras de ordem e muita abordagem policial desnecessária.

Mas o que é a manchete na imprensa …. quebradeira, vandalismo, terror, cinegrafista ferido e vândalos presos.

só em um jornal, no fim da notícia um parágrafo falando dos motivos que estamos nas ruas.

para lembrar estou na rua:

– Pelo fim das remoções forçadas e pela garantia do direito à cidade e à moradia adequada a todos e todas.

– Pelo direito a livre manifestação e contra a criminalização do protesto e dos movimentos sociais.

– Pelo transporte gratuito e de qualidade.

– Pela desmilitarização da polícia, porque uma sociedade justa e democrática não se constrói com morte e repressão

– Pela economia popular exigimos o direito ao trabalho ambulante e a expressão da cultura popular. Volta tropeirão!

– Dignidade aos barraqueiros do mineirão e feirantes do mineirinho. – Pelos direitos humanos e dignidade da população em situação de rua.

– Exigimos o fim da violência institucional contra o povo da rua, o direito de ir, vir e permanecer no espaço público e políticas públicas para garantir trabalho e albergues dignos

– Pelo fim das mortes de operários em obras de infraestrutura, exigimos pensão vitalícia para as famílias dos operários mortos e incapacitados em acidentes de trabalho e a responsabilização das construtoras!

– Em defesa das profissionais do sexo, contra a exploração sexual e violência contra a comunidade LGBTT.

– Exigimos políticas sérias de prevenção e combate à exploração sexual e ao tráfico de pessoas, com campanhas nas escolas da rede pública, rede hoteleira, proximidades dos estádios e nas regiões turísticas, incluindo a capacitação dos profissionais do turismo e da rede hoteleira e o fortalecimento e ampliação das políticas de promoção dos direitos de mulheres, crianças e adolescentes e população LGBT.

– Contra os gastos abusivos da Copa, exigimos auditoria popular da dívida pública e das privatizações ocorridas nos três níveis de governo. – Pela democratização dos meios de comunicação.

Há muita coisa que a mídia não mostra e a muita coisa que a PM não faz.

Mas o que é a manchete na imprensa …. quebradeira, como disse um amigo, é sempre mais do mesmo. Sim mais opressão e dissimulação da mídia sobre os atos que realmente mobilizam a cidade. E para constar não foram só duzentas pessoas como dizem os jornais, foram mais, bem mais. Quem estava lá sabe o que aconteceu, mas quem viu a abertura da copa me conta uma coisa: o que você viu!

para chegar em casa, mais um espreme da PM, mão na cabeça e abre a bolsa. … mas como vou tirar a bolsa com a mão na cabeça, essa parte não vou nem contar!!!

Não falarei mal da abertura da copa do mundo para não me acusarem mais uma vez de mimimi. Pois vão falar que eu sou derrotista, que devia juntar dinheiro e morar fora do Brasil, que eu não quero mostrar as coisas boas do nosso país…. Esses eu não vou nem responder.

Mas sobre a copa, ontem eu não vi a abertura, pois estava ocupada na hora. Mas hoje de manhã fiquei curiosa. Queria ver o que o Brasil tinha de bonito e que foi visto pelo mundo inteiro. Pois essa é a justificativa dos altos investimentos, além do futebol mostrar nossa cultura, não é! Legado … não é esse o termo usado.

Fui então para a internet e fiz a busca pelo compacto dos melhores momentos. Assisti um vídeo, dois, quatro talvez e achei que estavam me zoando. No entanto, vi nas buscas que o evento tinha durado 25 minutos, então achei melhor assistir tudo para tirar, eu mesma, os melhores momentos.

(pausa para reflexão)

Retiro meu direito da fala, pois já me sinto representada pelos vídeos que assisti. (modo ironia ligado no máximo)

Mas enfim eu não vou falar mal da abertura da copa, para mostrar a minha disponibilidade em ver algo de bom nisso, gostei de uma boneca de cabaça gigante que aparece alguns segundos. Lembrei do meu povo, meus artesãos queridos que tenho a grata satisfação de conhecer nestes mais de 15 anos pernando pelo Brasil, de norte a sul, e a minha pesquisa curiosa sobre cultura popular. Então para não falar mais da abertura da copa, achei interessante, a boneca de cabaça gigante.

Mas só uma perguntinha:

É sério que não chamaram um carnavalesco, ou o pessoal do Boi de Parintis ou os organizadores das juninas de Campina Grande e Caruaru, para fazer a abertura, sério que teve que vir gente de fora para fazer isso?

tá bom chamaram o Olodum, mas foi para participar e não para organizar né!

Antes que comecem os ataques, eu sei, eu sei que carnaval de rua é linear , sei que vai ter o jogo depois da abertura e não poderia estragar o gramado…. mas sei também, que as escolas de samba, são feras em saber ocupar espaço, eles conseguem harmonia, ritmo e *evolução* como ninguém!!! O povo é bom. Tem o povo de Parintins que tá mais acostumado com evento de evolução fechada e a nossa quadrilha, sabe quadrilha, sabe santo antônio, sabe aquele para além da festa religiosa, mas é também um festejo cultural, sabe aquele que se comemora dia 12 de junho !!!!   opaaaaaaaa!!!! dia de abertura da copa da mundo no Brasil, pois é.

Mas não vou falar mal mesmo, só umas dicas para o encerramento, ainda dá tempo, sabe as escolas de samba, sabe as baterias, junta todas e dá meia hora para mestres combinarem os movimentos e solta esse povo ali dentro que a festa já tá pronta e ao vivo. E pode a até aproveitar a Claudia Leite e o Olodum eles com certeza vão entrar no ritmo, fácil! O povo brasileiro é bom, mas tem gente que não sabe disso!

agora sobre o jogo, risos, desse não falo mesmo!! (piada contra, ops, pronta)

sai

intervenção: cardes … , fabiana leite e letícia souza + coletivo projetação

 

Anúncios
Este post foi publicado em: laranja

por

andeira que sou ando. ando, escrevo, leio e curto a estrada. de pés descalços vou seguindo a vida, abrindo a janela quando chove e com uma mala sempre pronta pra seguir. Partir é parte do caminho e chegada nem sempre o fim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s