design | cultura | artesanato
Deixe um comentário

A didática para a imprecisão – o ensino do design para o artesanato.

Artigo apresentado no Fórum de Design e Processos | Turim | Itália | 2011

Resumo

Concatenar os aspectos que caracterizam uma produção artesanal autêntica com a prática pedagógica voltada para o ensino do design é um dos atuais desafios a que se propõe inúmeros professores e pesquisadores envolvidos em ações de design para o artesanato. A prática do design hoje se apresenta notoriamente mais aberta ao que significa desenvolver um produto. Da projetação do objeto passamos a considerar o sistema produtivo como o reduto dos principais aspectos que dotam valores aos produtos, agora tangíveis e intangíveis. Tendo em conta o caráter artesanal do sistema produtivo aqui considerado, e visto a ainda prevalência de critérios tecnicistas no atual ensino do design, é na intangibilidade dos critérios humanistas o lugar do nosso desafio pedagógico.

Palavras Chave: Ensino, formação profissional, artesanato, intangibilidade.

artigo completo inglês >Didactis for inaccuracy. The teaching of design for crafts

Anúncios
Este post foi publicado em: design | cultura | artesanato

por

andeira que sou ando. ando, escrevo, leio e curto a estrada. de pés descalços vou seguindo a vida, abrindo a janela quando chove e com uma mala sempre pronta pra seguir. Partir é parte do caminho e chegada nem sempre o fim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s