{indico} Plataformas digitais e a privatização da conversa política

podcast Studio Fluxo. publicado dia 13 novembro 2018

Na onda de amplificar as ondas da nossa rádio, sobre plataformas digitais na comunicação, fica a dica deste programa apresentado pelo Bruno Torturra, que fala sobre as nossas conexões digitais-limitadas e suas consequências físicas e psíquicas! Inclusive a conversa termina com vasto assunto sobre psicodélicos.

A primeira parte da conversa me interessou mais, segue algumas transcrições livres com alguns pequenos pitacos meus: quer ouvir na integra – ouve lá!

“Ciber espaço é onde os nossos avatares estão definindo cada vez mais as nossas relações físicas no mundo real. Só que esse ambiente onde essas definições estão ocorrendo é privado com regras nada transparentes e muito menos favoráveis ao nosso amplo poder de escolha.

O início

A base filosófica do início da internet era libertária. E ideia era de uma cultura global comum, onde as pessoas pela falta da fisicalidade seria mais livres. Livres pra penas, criar e se expressar. A ideia era criar uma arquitetura de informação que seria capaz de ampliar exponencialmente a capacidade no ser humano. No entanto, não foi isso o que aconteceu. O cenário atual nos coloca num novo modelo feudal, o controle físico (por meios de algoritmos fechados) dos principais espaços de comunicação no virtual (facebook, WhatsApp,instagram) nos coloca num não lugar da experiência da comunicação. Desta forma, hoje a informação circula através da permissão dos programadores, e não dos geradores de conteúdo.”

Mas enfim, o vídeo tem quase duas horas e o Bruno com a ajuda dos parcipantes ao vivo da live conseguem afinar melhor esse discurso. Aqui fica só um tira gosto, pra quem curtir o assunto ir la pra conferir. E para os amigos que curtem os psicodélicos recreativos e a para a medicina a ultima meia hora do programa tem bastante conteúdo responsável por lá! Aproveitando o mote do canal, então assista a mídia alternativa, compartilhe, gere seus próprios conteúdos e segue o fluxo!

Próximo {indico} será com o podcast MAMILOS, vai vendo!

Assista o programa completo pelo youtube: Plataformas digitais e a privatização da conversa política

Author

andeira que sou ando, escrevo, leio e curto a estrada. de de pés descalços vou seguindo a vida, abrindo a janela quando chove e com uma mala sempre pronta pra seguir. partir é parte do caminho e chegada nem sempre o fim! andeira costa

Write A Comment