leveza pra mim é resistência! - andeira

hoje fiz um programa que gosto demais, mas faço pouco!

Parei numa cafeteria para comer pão de queijo com chocolate quente, (chocolate quente mesmo – não achocolatado) . Enquanto saboreava meu manjar, olhavas as mesas ao lado, na esperança de ter alguém com quem puxar um assunto!!! Hoje não rolou, os celulares nas mãos de todos, até nos que estavam em grupo, ou casais, não deixavam espaço para uma aproximação!!só não foi de todo mal, pois pude ficar observando a dinâmica da falta de assunto da modernidade! Agora procuro lugares sem wi fi para tomar meu chocolate, alguma dica?

Depois fui para uma livraria, zapear entre livros e títulos sem nada em mente, o famoso, só estou olhando mesmo! O bom é  que x livreirx (não tenho certeza do gênero da pessoa) soube bem atender, e me deixou, assim como as outras pessoas, livres, leves e soltas, saltitando entre os livros, foleando tudo, lendo tudo, indo e vindo – nas estantes e pilhas de livros! Me deixem ler!!!

Parei em alguns títulos já conhecidos, outros que nunca ouvi falar, vi uns que devem ser uma chatura … e outros uma formosura. Peguei uns Gabriel Garcia Marques e Mia Couto, que me são porto seguro nessas horas, mas hesitei!

Disse pra mim mesma, que hoje eu queria ler algo mais leve!! Depois de muitas idas e vindas, de contos a ficção, decidida peguei: Mandela, meu prisioneiro, meu amigo de Christo Brand com Barbara Jones, no caixa pra pagar me deparo Mulheres Cultura e Política de Angela Davis. Levei também. Com os dois livros pagos, lembrando que com isso já havia estourado meu orçamento do mês, ri de mim mesma, pensando: eu queria só um livro leve pra ler no fim de semana!!!

E chego a conclusão que a leveza pra mim é resistência!

Mandem trabalhos para pagar os livros,  mandem cartas, adoro cartas, mandem notícias!

Me encontrem em um banco de praça, no solzinho, lendo um dos meus, e depois encontramos para um chá quente com resenha!

costumo vir a pé pra casa, mas hoje preferi pegar um ônibus, assim pude começar a leitura. comecei por Mandela, já li o prefácio! e já tenho perguntas: o que será que a prisão pode fazer com um bandido, mas desses brandidões mesmo, pessoas que roubam, matam e fazem as piores atrocidades e são presas! o que será que representa pra elas a privação da liberdade?

E para os presos políticos, ativistas: o que será que representa a liberdade pra eles na prisão! será que eles tem noção do legado que carregam quando estão la?

e a conclusão vai mudando, agora penso que liberdade é resistência!

leveza é ler e escrever e mudar, sempre!

edit >>> três dias depois terminei o livro!

pra quem prefere comprar on line:  Mandela     |   Angela Davis
Author

andeira que sou ando, escrevo, leio e curto a estrada. de de pés descalços vou seguindo a vida, abrindo a janela quando chove e com uma mala sempre pronta pra seguir. partir é parte do caminho e chegada nem sempre o fim! andeira costa

Write A Comment