Artigo apresentado no Fórum de Design e Processos | Turim | Itália | 2011

Resumo

Concatenar os aspectos que caracterizam uma produção artesanal autêntica com a prática pedagógica voltada para o ensino do design é um dos atuais desafios a que se propõe inúmeros professores e pesquisadores envolvidos em ações de design para o artesanato. A prática do design hoje se apresenta notoriamente mais aberta ao que significa desenvolver um produto. Da projetação do objeto passamos a considerar o sistema produtivo como o reduto dos principais aspectos que dotam valores aos produtos, agora tangíveis e intangíveis. Tendo em conta o caráter artesanal do sistema produtivo aqui considerado, e visto a ainda prevalência de critérios tecnicistas no atual ensino do design, é na intangibilidade dos critérios humanistas o lugar do nosso desafio pedagógico.

Palavras Chave: Ensino, formação profissional, artesanato, intangibilidade.

artigo completo inglês >Didactis for inaccuracy. The teaching of design for crafts

Author

andeira que sou ando, escrevo, leio e curto a estrada. de de pés descalços vou seguindo a vida, abrindo a janela quando chove e com uma mala sempre pronta pra seguir. partir é parte do caminho e chegada nem sempre o fim! andeira costa

Write A Comment