Vem aí o #Procultura, maior seminário reunindo os principais agentes interessados no avanço do financiamento à cultura do Brasil. Um dia inteiro de evento com palestras, depoimentos e análises do texto que modifica a Lei Rouanet. Uma oportunidade única para entender as mudanças no texto da lei e debater suas implicações em todas as áreas envolvidas.

Uma tentativa de convergir argumentos, forças e propostas para um novo modelo de financiamento à cultura no Brasil.

O seminário visa ampliar a visão sobre as necessidades e demandas dos produtores de cultura e da sociedade brasileira em relação ao principal mecanismo de financiamento do país, a Lei Rouanet, cuja proposta de alteração encontra-se em fase de elaboração no Congresso Nacional.

A partir de uma leitura esmiuçada no texto do Projeto de Lei serão discutidas alternativas para a produção cultural brasileira, num momento de grande boom da indústria do entretenimento, com novos padrões de produção, distribuição e uso decorrentes da convergência digital, do crescimento econômico e da inserção de classes emergentes no consumo e no mercado produtor de cultura. Tudo isso permeado por mudanças profundas nas políticas de cultura e com o surgimento de novos sistemas de financiamento coletivo e economia criativa.

O ponto de partida desse encontro é a necessidade de ampliar o escopo da análise, geralmente associada ao Mecenato, apenas uma parte do tripé da Lei de Incentivo, já que as outras duas ferramentas ali existentes funcionam de maneira precária. O Fundo Nacional de Cultura, por seu uso político e governamental, e o Ficart, por sua atrofia, empurram todos os agentes e necessidades para o incentivo fiscal, evidenciando o desgaste do modelo existente frente aos desafios de um novo Brasil, de grande potencial econômico, riqueza empreendedora e criativa, mas com enorme déficit em relação às garantias e direitos culturais.

Com presença de representantes dos vários lados da discussão em torno das alterações do texto legal, o seminário lança diferentes olhares para o futuro das políticas culturais do Brasil e as necessidades em relação ao financiamento, rumo à conquista de amplos direitos culturais aos cidadãos.

O seminário #Procultura é uma realização conjunta do Cemec e do site Cultura e Mercado.PROCULTURA577_0

Informações: http://redecemec.com/curso/seminario-procultura

Author

andeira que sou ando, escrevo, leio e curto a estrada. de de pés descalços vou seguindo a vida, abrindo a janela quando chove e com uma mala sempre pronta pra seguir. partir é parte do caminho e chegada nem sempre o fim! andeira costa

Write A Comment